Sim, com antibióticos e descongestionantes nasais, prescritos por médico, com duração que depende da gravidade da doença, a cura é certa, porém a sinusite quase sempre volta, pois a dificuldade de drenar as secreções nasais continua.
O nariz é um servidor dos pulmões, filtrando, aquecendo e umidificando o ar que vai para eles.
Como todo filtro, é preciso fechar para limpar e, sem notarmos, há um revezamento das duas narinas, enquanto uma narina se fecha para se limpar, a outra respira e, de duas em duas horas ocorre a troca.
Em algumas pessoas, a separação das duas narinas tem um desvio mais para um lado e, dessa forma, com uma das narinas quase fechada, na hora dela respirar, ela não é suficiente e surge a necessidade de se usar a boca.
Isso ocorre em quem tem DESVIO DE SEPTO, que, se for grande, deve ser corrigido cirurgicamente.
Já no caso de RINITE ALÉRGICA, que pode ser tratada por um OTORRINOLARINGOLOGISTA, em conjunto com um ALERGISTA, o nariz, diante da poeira e acreditando que a poeira é uma bactéria, se fecha, produz secreção, coça e provoca espirros.
Por outro lado, há crianças que tem ADENÓIDE, que é um aumento do tecido, na saída das narinas, já na garganta, pode causar SINUSITE e ser corrigida com cirurgia.
Existem ainda PÓLIPOS, uma “gelatina” que nasce em poucos, causando obstrução, podendo ser tratada com remédios ou com cirurgia. Por fim, um tumor pode parecer uma sinusite mal curada, principalmente em idosos.
E se você acha que tem sinusite, procure um OTORRINOLARINGOLOGISTA, para realizar uma ENDOSCOPIA NASAL, onde o seu nariz é examinado com uma micro câmera para se descobrir se é SINUSITE ou RINITE, e qual a respectiva causa.