DOR DE OUVIDO

DOR DE OUVIDO é terrível, só sabe quem já teve.
Eis o que pode ser as causas das dores de ouvido…

Quando a pele que cobre o buraco do ouvido incha, a dor é forte, pois ela é apertada pelo canal de osso que a envolve.

É a chamada OTITE EXTERNA, comum no verão, quando raspamos a pele do ouvido com o cotonete, pensando que estamos limpando-o, e abrimos a pele para que bactérias que estão nas águas da praia e da piscina entrem nela.

Por outro lado, quando estamos gripados, cheios de catarro, puxamos a secreção pelo nariz e ela vai para o ouvido, causando dor muito intensa, porque as bactérias se multiplicam e distendem o tímpano.

É a OTITE MÉDIA AGUDA. Às vezes, a secreção de um resfriado vai para o ouvido, mas não tem bactérias, e a secreção dentro dele provoca fisgadas e o ouvido fica “tampado”.

É a OTITE MÉDIA SEROSA. Ocorre que a sensação de ouvido tampado nem sempre é isso, podendo ser também o início de uma “LABIRINTITE”. E esse tipo de OTITE, quando é somente de um lado, também provoca tonturas.

A dor de ouvido ainda pode ser causada por um dente inferior, lá de trás, ou pela articulação do queixo com a face, chamada de TEMPORO-MANDIBULAR e, nesses casos, a pessoa não distingue que a dor não é do OUVIDO.

Isso ocorre quando a pessoa passa a mastigar apenas de um lado e é frequente quando faltam dentes. Finalmente, a dor de ouvido pode ser causada por uma doença das cordas vocais, pois a inervação delas é a mesma do ouvido.

Um caso desses ocorreu com o ex-Presidente Lula, que teve uma dor de ouvido, aqui no Rio de Janeiro, antes de ser diagnosticado com um tumor na garganta.

Em caso de dor de ouvido, recomendo um forte analgésico por via oral e calor local, até que se encontre um OTORRINOLARINGOLOGISTA. Gotas tópicas poucas vezes ajudam!